Tarcísio Martins

Escritor, Jornalista e Ambientalista

  • Projeto: Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) – em 1985;
  • Projeto: Livro – Fazenda Boa Esperança – em 2007;
  • Projeto: Livro – “Memórias: Banda de Música Santa Cecília de Belo Vale” – em 2017.

Livro: Fazenda Boa Esperança – Belo Vale

A Obra
Fruto de uma pesquisa de sete anos, a obra com 64 páginas foi desenvolvida com vasta bibliografia. Apresenta 60 fotos que revelam aspectos arquitetônicos, paisagísticos e culturais do casarão colonial construído no final século XVIII e inaugurado no século XIX – 1822. Um ensaio resgata elementos identificadores da história e destaca obras-primas que compõem uma das mais belas ermidas construídas em fazendas coloniais mineiras. Enfatiza a falta de funcionalidade do patrimônio, expõe deficiência na conservação e alerta para a preservação do expressivo complexo cultural, a fim de garantir sua integridade e memória.

Autor
Tarcísio Martins,  jornalista e ambientalista, natural de Belo Vale – Minas Gerais.

 

Memórias: Retratos da Banda de Música Santa Cecília de São Gonçalo da Ponte de Belo Vale

Realização

A Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) tem satisfação e gratidão, em entregar esse brilhante documento aos belovalenses e mineiros. Memórias retratam um pouco da história das bandas de música em Minas. E, destaca fatos sociais e culturais que marcaram a envolvente e agitada história da “Banda de Música Santa Cecília”, em eventos cívicos, religiosos e populares de Belo Vale; por Ademir Fernandes Gonçalves Dias, presidente da APHAA-BV.

” A obra apresenta um diversificado ensaio fotográfico, que retrata a participação da corporação em celebrações religiosas, festas de padroeiros e populares, eventos cívicos, políticos e esportivos. Desta forma, busquei contextualizar essas apresentações com fotos que marcaram a história e o desenvolvimento de Belo Vale. ‘Memórias’ compõem um documentário que evidencia o apoio às bandas de música, para que essas entidades de rara expressão na tradição cultural mineira permaneçam preservadas, ativas e presentes nas ruas. “

Tarcísio Martins, autor do livro.

Sinopse

“Memórias: …” tratam-se de documentário com foco na trajetória da “Banda de Música Santa Cecília de São Gonçalo da Ponte de Belo Vale”. Em sua pesquisa, o autor Tarcísio Martins revela o expressivo trabalho da corporação, que teve como ponto de partida, uma foto dos anos de 1920. A ‘Lyra Bello Vallense Santa Cecília’, corporação pioneira, era formada por mestres das letras e da música, formadores de novos valores, difusores das orquestras, coros de igrejas, saraus e corporações musicais. Mestres que nasceram em vilas, nas encostas da Serra da Moeda, Médio Paraopeba, e fizeram ecoar seus sons pelo belo vale.

“Memórias…” abordam traços da origem das bandas de música em Minas e no Brasil; destacam suas manifestações nas infantarias militares, apontam sua relação com festejos religiosos e eventos populares, como meio de interação social com as comunidades. O documentário resgata a identidade da Banda Santa Cecília, e contextualiza suas belíssimas apresentações em encontros sociais, que marcaram o desenvolvimento da cidade.

Os desafios para a sobrevivência de bandas de música, que vão se acomodando e deixando de existir, é ponto de alerta no documento, que chama à atenção para que essas corporações sejam reconhecidas e preservadas como patrimônio imaterial, em cada município onde estão estabelecidas. “O que está motivando que as bandas de música caminhem rumo ao esquecimento, silenciando ruas e praças, sem os sons de seus instrumentos”, questiona o autor?

Dados Técnicos

Realização: Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV).

Patrocínio: Fundo Estadual de Cultura (FEC), Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Autoria do Projeto:

Tarcísio Martins: nasceu em Belo Vale, jornalista, professor e gestor cultural. O autor publicou o livro “Fazenda Boa Esperança – Belo Vale”, 2007.

Fique por dentro das novidades

Aplicativo Belo Vale para android

‘Belo Vale Livre nas Mãos’ é um aplicativo exclusivo, que levará você ao que há de mais atual no município de Belo Vale. Desenvolvido pela “Dejore Tecnologia de Informação”, detentora de outros aplicativos de sucesso, foi elaborado para atender usuários e empresários que acreditam no potencial do turismo ecológico natural e cultural, oferecendo investimentos para oportunidades de negócios.

Belo Vale, está distante a 82 quilômetros de Belo Horizonte, e vizinha de importantes centros da cultura mineira, como o Instituto Inhotim. Com origem nos anos de 1600, é berço da civilização e relevante na memória de Minas Gerais. Bucólico, é rodeado de montanhas, rico em sítios arqueológicos, igrejas barrocas, fazendas coloniais e cachoeiras de águas cristalinas.

Prático, moderno e de uso gratuito, ‘Belo Vale Livre nas Mãos’, com cerca de 4,00 mb, utiliza-se de tecnologia moderna para ser rodado em Smartphones e Tablets. Fornece uma preciosa referência da localização geográfica e histórica do município, para você dialogar com os principais pontos turísticos naturais e culturais, notícias, serviços, comércio, e agenda atualizada de eventos.

Qualidade, desempenho com trabalho sério e segurança são nossos compromissos. Oferecemos eficiência nos serviços prestados, na certeza de maior retorno nas atividades do cliente: nosso maior patrimônio!

Não fique de fora desse sólido projeto, que se traduz em crescimento, confiança e oportunidades para novos valores.

Saiba mais

App Belo Vale