Tricentenário, o município surgiu no século XVII – 1673 – com a corrida dos bandeirantes paulistas incentivados pelos Portugueses, em busca das pedras e ouro. Historicamente, é o segundo povoado criado na Província de Minas Gerais, pela Bandeira de Fernão Dias Paes. O marco deste momento histórico encontra-se em Vargem de Santana, a 6 km da cidade.
As antigas fazendas incentivaram a economia com base na agricultura, e tiveram participação ativa na fase colonial mineira. As primeiras lavras de ouro na região despertaram interesses dos portugueses, que influenciaram na arquitetura da cidade e nos costumes da população. Atualmente, a produção de mexerica Ponkan coloca Belo Vale em destaque na economia, entre os primeiros produtores do país.
Banhada pelo Rio Paraopeba, Belo Vale tem população de 7.841 habitantes. Possui riquíssimo patrimônio cultural e natural: sítios arqueológicos, ruínas do século XVIII, fazendas coloniais, igrejas e capelas barrocas; dois belíssimos sítios quilombolas reconhecidos pela Fundação Palmares, Boa Morte e Chacrinha dos Pretos destacam-se pela cultura e atrativos locais.
Visitar Belo Vale é envolver-se com a história e o desenvolvimento de Minas Gerais. Suas montanhas e cachoeiras irradiam ar puro em meio a uma natureza empolgante. A trilha pelo “Sítio Arqueológico Ruínas das Casas Velhas”, é uma atividade obrigatória.
O belovalense se orgulha de ter em seu território, dois imponentes patrimônios nacionais: a tradicional e colonial “Fazenda da Boa Esperança” e o “Museu do Escravo”, um dos maiores centros de referência da cultura negra do país.
E então, simples! Com “Belo Vale Livre nas Mãos” click nos roteiros que sugerimos; pegue a BR-040 no sentido BH / Rio, entre na MG-442, e sinta o cheiro de mato… Pare, observe o mar de montanhas, banhe-se nas águas frias e cristalinas das cachoeiras, e envolva-se com a história e hospitalidade de um povo alegre e orgulhoso de ser mineiro.
Belo Vale é uma cidade brasileira que está localizada na Zona Metalúrgica de Minas Gerais (Micro Região: 187 – Espinhaço Meridional.
Belo Vale limita-se com os Municípios de Bonfim, Moeda, Ouro Preto, Congonhas, Jaceaba e Piedade das Gerais.